Parceiros
CCPR Leite
Em 2009, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), vinculada à Itambé, iniciou a parceria com a UFV. Juntamente com o Sebrae-MG, foi então criado o Programa de Capacitação em Especialistas em Pecuária Leiteira (PCEPL), visando ampliar a capacidade de atendimento, beneficiando mais produtores de leite da região de Viçosa e capacitando mais especialistas. Nessa época, o número de estudantes participantes do PDPL/PCEPL-UFV aumentou significativamente e passamos a ofertar mais profissionais para atuarem nas diversas cadeias do agronegócio brasileiro.
Em 2018, a parceria com a CCPR possibilitou expandir nosso raio de ação para o atendimento de produtores de leite na região de Conselheiro Lafaiete. Essa expansão foi promovida pelo ingresso da CCPR no Programa Mais Leite Saudável, instituído pelo Decreto nº 8.533 de 30 de setembro de 2015.
Nestlé
Em 1988, a parceria entre Nestlé e a Universidade Federal de Viçosa deu origem ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL). A implementação desse programa tinha como objetivo aprimorar a formação dos estudantes da UFV, bem como desenvolver técnica, social e economicamente os produtores da microrregião de Viçosa.
Em 2017, a parceria foi incrementada com a criação de uma Central de Processamentos de Dados (CPD) para gerenciar as informações do Núcleo de Assistência Técnica Autorizada (NATA) da Nestlé. A CPD-NATA analisa e processa todas as informações das propriedades participantes do projeto, gerando informações e indicadores técnicos e econômicos que são utilizadas pelos consultores do NATA-Nestlé. Atualmente, a CPD-NATA é responsável por armazenar e administrar as informações de mais de 400 propriedades leiteiras localizadas nos estados, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Essa importante parceria público-privada, cujo cronograma inicial era para desenvolver as atividades por apenas dois anos, perdura até os dias de hoje. Em 2018, completou 30 anos de grande sucesso.
DSM
Em 2017, iniciamos uma parceria com a DSM, uma empresa global que atua nas áreas de saúde, nutrição e materiais, e que no Brasil é detentora da marca Tortuga, importante marca de suplementos nutricionais para animais. O objetivo dessa parceria foi ampliar ainda mais a atuação do PDPL/PCEPL-UFV, capacitando mais estudantes e beneficiando mais produtores com a assistência técnica gratuita e de excelente qualidade.
A parceria contempla também a troca de experiências entre os envolvidos. Por um lado, a equipe da DSM/Tortuga oferecerá treinamentos nas áreas em que atua aos estudantes, produtores e técnicos do PDPL/PCEPL-UFV. Por outro lado, o PDPL/PCEPL- UFV irá atuar em ações técnicas da DSM/Tortuga junto aos seus colaboradores e parceiros estratégicos.
Nessa parceria, uma equipe de estudantes e técnicos do PDPL/PCEPL-UFV passou a monitorar o banco de indicadores do Programa de Incentivo à Tecnologia Tortuga (PITT), que consiste em uma proposta de assistência técnica e gerencial oferecida aos seus clientes. Em 2018, o PDPL/PCEPL-UFV monitorou os dados de 40 fazendas, realizando análises e identificando fazendas com melhores resultados econômicos, podendo ser utilizadas como referência para a produção de leite.
KWS
Em 2017 também iniciamos uma parceria com a KWS, objetivando, além de expandir a atuação do PDPL/PCEPL-UFV, ampliar a capacitação dos estudantes em áreas agronômicas. Além disso, essa parceria com empresas voltadas para a produção e melhoramento de sementes possibilitará maior qualidade na assistência técnica oferecida aos produtores que utilizam silagem de milho como alimentação do rebanho.
A parceria também contempla a troca de experiências entre técnicos e estudantes do PDPL/PCEPL-UFV e a empresa, viabilizando treinamentos práticos temáticos, tais como: regulagem de máquinas, adubação mineral, aspectos práticos da silagem de milho, tratamento de semente e recomendação de plantio.
Sebrae MG
Em 2005, o Sebrae-MG iniciou a parceria com a UFV visando a continuidade e expansão do PDPL. O objetivo principal da parceria era dar suporte ao Projeto Educampo, desenvolvido pelo Sebrae-MG e que teve como modelo inspirador o PDPL. Com isso, investir no PDPL passou a ser fundamental para a formação de consultores especialistas na atividade leiteira, garantindo, assim, o crescimento do Projeto Educampo de forma sustentável tecnicamente.
Em 2018, a parceria de sucesso entre o Sebrae-MG e a UFV foi fundamental para que as atividades desenvolvidas do PDPL/PCEPL-UFV fossem mantidas, repetindo os excelentes resultados de anos anteriores. Com o apoio do Sebrae-MG, conseguimos dedicar 1600 horas de nossos técnicos e estudantes para o treinamento de mão especializada e oferecimento de assistência técnica gratuita para produtores rurais.